Código: | MP1C20013 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESTAG3 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira Jorge Manuel Bento Pinto |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida Filipe Manuel Carapeto Fialho Helena Maria Espada Simões Jorge Manuel Bento Pinto |
Português
Compreender a entrada na escola do ponto de vista da representação social das crianças e dos pais e das dimensões relacionais implicadas.
Conhecer as várias dimensões da profissão docente.
Conhecer os princípios orientadores e o Programa do 1º ciclo do Ensino Básico, bem como as metas curriculares.
Conhecer a(s) dinâmica(s) de gestão e organização das escolas do 1.º ciclo, em particular do seu contexto de estágio.
Aprofundar, em situação de contexto, o conhecimento dos programas das várias áreas disciplinares do 1.º e 2ºanos de escolaridade.
Conceber, planificar, implementar e avaliar atividades pedagógicas adequadas à turma onde decorre o estágio
Ensaiar soluções pedagógicas a partir de problemas identificados.
Compreender e agir de forma adequada sobre as dificuldades dos alunos.
Problematizar e refletir sobre situações vivenciadas na formação em contexto.
Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de três temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação
A atividade do professor implica um conhecimento profundo do contexto (escola e sua organização); do seu objeto de trabalho (currículo); perceber e ser capaz de por em ação todas as ferramentas necessárias para a concretização do seu trabalho tendo em conta os seus alunos.
A planificação das atividades em contexto, a sua implementação e a reflexão sobre essa prática exige saberes específicos que constituem ferramentas fundamentais para a ação pedagógica, saber este que necessita de uma formação em contexto de trabalho.
A UC prevê a alternância de tempos de formação: nas escolas cooperantes, e na ESE.
As aulas na ESE destinam-se, prioritariamente, a analisar e a discutir as dimensões da profissionalidade docente, bem como equacionar aspetos referentes à gestão curricular, planificação e avaliação.
A formação em contexto decorre ao longo de 10 semanas, no 1º ou 2º anos de escolaridade. A primeira semana é destinada à observação, e os estudantes permanecem, toda a semana, no contexto de estágio. Durante as restantes 9 semanas, os estudantes estagiam 3 dias e nos restantes dias estão na ESE onde têm apoio ao desenvolvimento do estágio, da responsabilidade dos supervisores
A formação em alternância integrada entre os contextos de formação permite uma socialização à profissão e à especificidade do seu trabalho (escolas cooperantes); a formação na ESE/IPS permite construir e analisar reflexivamente o trabalho realizado na prática e planear a nova intervenção.
Durante 10 semanas, os estudantes estagiam em contextos do 1º ano de escolaridade de modo a compreenderem e agirem pedagogicamente sobre as diversas áreas do saber e apoiar os alunos nas suas dificuldades.
Procura-se, num primeiro momento, desenvolver uma capacidade de compreender o contexto de intervenção; num segundo, agir de forma colaborativa com o colega de grupo e, finalmente, num terceiro momento, agir de forma autónoma.
A supervisão/tutoria é entendida como um instrumento ao serviço do desenvolvimento pessoal e profissional do futuro professor. O supervisor deve apoiar e acompanhar o grupo tanto em algumas situações em contexto, como nas sessões de reflexão. Procura-se também que haja uma interação permanente entre os professores cooperantes e os supervisores de estágio.
A avaliação incide sobre o percurso e as produções realizadas ao longo do semestre.
A classificação obtida nos produtos de avaliação a seguir discriminados será ponderada pela pertinência das comunicações durante as aulas na ESE.
Sessões na ESE: 10%
Estágio: Planificações 20%; Desempenho 40%; Reflexões 15%
Portefólio de estágio: 15%
Salienta-se que esta UC não pode ser realizada através de exame e que a validação desta UC está sujeita a:
- ter nota igual ou superior a 10 na componente ”Estágio: desempenho” (para tal entre outros aspetos, é necessário respeitar os prazos de entrega das planificações e reflexões).
Presencial
Formosinho, J. (2007). O currículo uniforme pronto-a-vestir de tamanho único. Mangualde: Edições Pedago.
GTI (Ed.). (2002). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM.
ME – INAFOP (2001). Perfis de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico (Decretos-Lei nº 240/2001 e 241/2001 de 30 de Agosto).
Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Lisboa: Edições Asa.
Pinto J. & Santos, L. (2006). Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
Programas e metas curriculares para o Ensino Básico:
http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=2
Roldão, M. (2003). Gestão do currículo e Avaliação de Competências – as questões dos professores. Lisboa: Editorial Presença.
Roldão; M. (2009). Estratégias de Ensino. O saber agir do professor. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
|